Promovido pela Academia Lítero-Cultural Taquarense e pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, o Serão Junino ocorre nesta quinta-feira (17), às 20h, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar (antigo Cine Viena), em Taquara (RS). O evento, com cerca de duas horas de duração, é aberto ao público em geral e tem como objetivo valorizar a diversidade das manifestações juninas, que contemplam variadas formas de arte.
Conforme o presidente da Academia, Alvaro Aloisio Bourscheidt e o secretário de Educação, Clademir Belchior Bragança, a ideia é reunir num único palco diferentes criações artísticas que costumam ocorrer nesta época do ano, envolvendo escolas, entidades e grupos diversos. “Queremos realçar, especialmente, o aspecto cultural que, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano nas festas de São João”, destaca Alvaro. “Será igualmente um momento de aprendizagem e protagonismo infanto-juvenil”, acrescenta Belchior, enfatizando o sentido pedagógico da iniciativa, que também mobilizará o público estudantil, tanto nas apresentações quanto na assistência.
Desta forma, a biblioteca comunitária Amigos do Livro terá duas participações no evento. Uma delas será uma intervenção teatral, com uma peça adaptada especialmente para a ocasião. Também a banda Book’s Friends estará representada por alguns de seus componentes, os quais tocarão músicas no estilo caipira. As demais apresentações, que seguirão o contexto junino, serão feitas por outros grupos representativos da comunidade, além de integrantes da Academia Lítero-Cultural.
Entre as participações estão as do Projeto AABB Comunidade; Contadoras de Histórias da Faccat; Centro de Atenção Psicossocial (Caps); Escola Rodolfo Von Ihering; Encontro de Casais com Cristo (ECC), Objetivo Novo de Apostolado (Onda), Curso de Liderança Juvenil (CLJ) - os três últimos ligados à Igreja Católica, e os acadêmicos Flávio Ramos, Paulinho Show, Roseli Santos e Leacir Gerhard.
Mesmo com o enfoque cultural do evento, a parte gastronômica não ficará de lado e será contemplada pela praça de alimentação do Viena Shopping, que abrirá na noite do Serão, colocando produtos juninos à disposição do público. A entrada será franca, mas está sendo solicitado aos assistentes um gesto de solidariedade através da doação de um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos serão destinados à campanha “Fome ninguém merece”, da Prefeitura Mirim de Taquara, cujos integrantes farão o recolhimento na entrada do Centro Educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário